Gerenciador de empréstimo

Permitir que os usuários do PicPay pudessem gerenciar de forma simples e rápida todos os seus empréstimos.

Cliente

PicPay

Segmento

Fintech

Ferramentas

Figma, Miro, Mixpanel

empréstimo picpay
empréstimo picpay
empréstimo picpay

Contexto

O PicPay identificou uma oportunidade para oferecer o produto de Crédito Pessoal, tornando-se o seu primeiro produto de empréstimo. Com a intenção de proporcionar uma experiência simples e funcional, o objetivo era eliminar os fluxos extensos e complicados de contratação comuns no mercado e facilitar a gestão dos empréstimos para os usuários. A ideia era permitir que os clientes contratassem em poucos cliques e tivessem acesso a um gerenciador centralizado para consultar informações, realizar pagamentos, antecipar e renegociar empréstimos, tudo sem a necessidade de interação com atendimentos. Essa abordagem bem-sucedida tornou-se uma referência no mercado, atendendo efetivamente às necessidades dos seus clientes. Para iniciar o projeto, buscamos compreender o contexto em cima da dúvida, ‘‘Como deixar a experiência simples e funcional aos usuários?’’.

Objetivos e oportunidades

  • Reduzir o número de contatos via atendimento (CR)

  • Possibilitar novos serviços dentro da jornada

  • Aumentar a conversão de pagamento dentro do ecossistema

  • Diminuir a inadimplência

  • Novo mecanismo para pagamento

  • Renegociação dos empréstimos

Processos

Combinando visões de negócios, tecnologia e design para descobrir como atuar de forma mais assertiva em todas as etapas do processo, foram aplicadas as seguintes etapas:

> Alinhamento

Nesse momento, todas as informações foram apresentadas ao time e debatidas para alinhar as diretrizes, descobertas e percepções. Além disso, apresentei alguns dos materiais coletados. A partir dessa etapa, elaborar os próximos passos.

  • Benchmark

  • Desk research

  • Aumentar a possibilidade de novos meios para pagamento

  • Matriz CSD

  • Métricas para entender a performance do produto

  • Alinhamentos com outros times

> Solução e construção da interface

Para a primeira entrega do MVP, traçamos vários fluxos da jornada que o usuário poderia percorrer dentro do aplicativo para compreender o processo de acesso ao hub de pós-venda até o pagamento das parcelas. Os fluxos incluíram todos os pontos de contato com outros serviços do aplicativo, bem como as dificuldades encontradas ao longo da jornada e as limitações técnicas. A ideação da jornada, foi construída a partir dos dados e informações adquiridas juntos dos times no momento do discovery.

Contexto

O PicPay identificou uma oportunidade para oferecer o produto de Crédito Pessoal, tornando-se o seu primeiro produto de empréstimo. Com a intenção de proporcionar uma experiência simples e funcional, o objetivo era eliminar os fluxos extensos e complicados de contratação comuns no mercado e facilitar a gestão dos empréstimos para os usuários. A ideia era permitir que os clientes contratassem em poucos cliques e tivessem acesso a um gerenciador centralizado para consultar informações, realizar pagamentos, antecipar e renegociar empréstimos, tudo sem a necessidade de interação com atendimentos. Essa abordagem bem-sucedida tornou-se uma referência no mercado, atendendo efetivamente às necessidades dos seus clientes. Para iniciar o projeto, buscamos compreender o contexto em cima da dúvida, ‘‘Como deixar a experiência simples e funcional aos usuários?’’.

Objetivos e oportunidades

  • Reduzir o número de contatos via atendimento (CR)

  • Possibilitar novos serviços dentro da jornada

  • Aumentar a conversão de pagamento dentro do ecossistema

  • Diminuir a inadimplência

  • Novo mecanismo para pagamento

  • Renegociação dos empréstimos

Processos

Combinando visões de negócios, tecnologia e design para descobrir como atuar de forma mais assertiva em todas as etapas do processo, foram aplicadas as seguintes etapas:

> Alinhamento

Nesse momento, todas as informações foram apresentadas ao time e debatidas para alinhar as diretrizes, descobertas e percepções. Além disso, apresentei alguns dos materiais coletados. A partir dessa etapa, elaborar os próximos passos.

  • Benchmark

  • Desk research

  • Aumentar a possibilidade de novos meios para pagamento

  • Matriz CSD

  • Métricas para entender a performance do produto

  • Alinhamentos com outros times

> Solução e construção da interface

Para a primeira entrega do MVP, traçamos vários fluxos da jornada que o usuário poderia percorrer dentro do aplicativo para compreender o processo de acesso ao hub de pós-venda até o pagamento das parcelas. Os fluxos incluíram todos os pontos de contato com outros serviços do aplicativo, bem como as dificuldades encontradas ao longo da jornada e as limitações técnicas. A ideação da jornada, foi construída a partir dos dados e informações adquiridas juntos dos times no momento do discovery.

user flow
user flow
user flow
dados
dados
dados

> Validações e testes

Foram realizadas pesquisas para compreender como os usuários navegavam pelo jornada, e também foram aplicados testes de usabilidade (telas e tarefas) para validar todas as hipóteses levantadas. Após o lançamento, continuamos a acompanhar os dados.

> Handoff

Com base nos resultados das pesquisas, foi realizado um design review para refinar ao máximo a experiência para o time de desenvolvimento. Foi fornecido toda a documentação de forma simples e compreensível, detalhando as ações, micro interações, versões e acessibilidade. Além disso, foi incluso um vídeo do protótipo para demonstrar todo o comportamento durante a jornada, incluindo suas variações.

validações e melhorias
validações e melhorias
validações e melhorias
MVP
MVP
MVP

Acompanhamento

Para acompanhar o lançamento foi construído um dashboard com os dados dos acessos a diferentes pontos da jornada, para identificar todas possíveis melhorias e evolução.

  • Volume de acessos ao produto

  • Volume de conclusões dos pagamentos das parcelas

  • Metrificar os acessos as ações disponíveis do gerenciador

  • Conversão para pagamento

Acompanhamento

Para acompanhar o lançamento foi construído um dashboard com os dados dos acessos a diferentes pontos da jornada, para identificar todas possíveis melhorias e evolução.

  • Volume de acessos ao produto

  • Volume de conclusões dos pagamentos das parcelas

  • Metrificar os acessos as ações disponíveis do gerenciador

  • Conversão para pagamento

Outros projetos