Onboarding Invest

O objetivo do novo onboarding de integração é garantir que a experiência de entrada seja simples, compreensível e fluida para os novos usuários acessarem os produtos de investimento.

Cliente

PicPay

Segmento

Fintech

Ferramentas

Figma, Maze, MixPanel

Contexto

Com base no rastreamento dos acessos ao produto de Peer to Peer Lending (empréstimo entre pessoas ou empresas), identificamos um percentual de desistência dos usuários durante a etapa do onboarding. Tanto o conteúdo quanto as etapas para acessar a lista de investimentos eram muito extensos e isso gerou uma queda na taxa de conversão porque essa etapa só era apresentada uma vez. Diante disso, por meio de um teste, validamos uma nova hipótese: reduzir a quantidade de informações necessárias para a ativação da conta visando melhorar a taxa de conversão. Aplicamos um teste A/B que permitiu uma comparação direta entre a versão até entao vigente e a nova proposta. Para iniciar o projeto, definimos a seguinte pergunta chave: ‘‘Como simplificar o processo de integração e aumentar a taxa de conversão dos novos usuários?’’.

Objetivos e oportunidades

  • Reduzir a saída de acesso aos produtos

  • Simplificar o processo e o entendimento

  • Reduzir a quantidade de informações

  • Aumentar a conversão dos acesso e a ativação de contas

Processos

Combinando visões de negócios, tecnologia e design para descobrir como atuar de forma mais assertiva em todas as etapas do processo, foram aplicadas as seguintes etapas:

> Alinhamento

Nesse momento, todas as informações foram apresentadas ao time e debatidas para alinhar as diretrizes, descobertas e percepções. Além disso, apresentei alguns dos materiais coletados. A partir dessa etapa, elaboramos os próximos passos.

  • Pesquisa de conteúdos chaves

  • Desk research

  • Métrica de ativação para captar a performance

  • Alinhamento com outros times

> Solução

Para essa tomada de decisão, buscamos meios de compreender se havia algum critério de negócio e como tanto os usuários quanto nós entendíamos as etapas críticas de atrito no processo de ativação. Encontramos dados de abandono nos acessos ao fluxo e também iniciamos uma pesquisa interna de conteúdo para entender as palavras-chave do produto. Com todos esses materiais reunidos, deu-se início à construção da nova interface.

Contexto

Com base no rastreamento dos acessos ao produto de Peer to Peer Lending (empréstimo entre pessoas ou empresas), identificamos um percentual de desistência dos usuários durante a etapa do onboarding. Tanto o conteúdo quanto as etapas para acessar a lista de investimentos eram muito extensos e isso gerou uma queda na taxa de conversão porque essa etapa só era apresentada uma vez. Diante disso, por meio de um teste, validamos uma nova hipótese: reduzir a quantidade de informações necessárias para a ativação da conta visando melhorar a taxa de conversão. Aplicamos um teste A/B que permitiu uma comparação direta entre a versão até entao vigente e a nova proposta. Para iniciar o projeto, definimos a seguinte pergunta chave: ‘‘Como simplificar o processo de integração e aumentar a taxa de conversão dos novos usuários?’’.

Objetivos e oportunidades

  • Reduzir a saída de acesso aos produtos

  • Simplificar o processo e o entendimento

  • Reduzir a quantidade de informações

  • Aumentar a conversão dos acesso e a ativação de contas

Processos

Combinando visões de negócios, tecnologia e design para descobrir como atuar de forma mais assertiva em todas as etapas do processo, foram aplicadas as seguintes etapas:

> Alinhamento

Nesse momento, todas as informações foram apresentadas ao time e debatidas para alinhar as diretrizes, descobertas e percepções. Além disso, apresentei alguns dos materiais coletados. A partir dessa etapa, elaboramos os próximos passos.

  • Pesquisa de conteúdos chaves

  • Desk research

  • Métrica de ativação para captar a performance

  • Alinhamento com outros times

> Solução

Para essa tomada de decisão, buscamos meios de compreender se havia algum critério de negócio e como tanto os usuários quanto nós entendíamos as etapas críticas de atrito no processo de ativação. Encontramos dados de abandono nos acessos ao fluxo e também iniciamos uma pesquisa interna de conteúdo para entender as palavras-chave do produto. Com todos esses materiais reunidos, deu-se início à construção da nova interface.

Pesquisa de conteúdo
Pesquisa de conteúdo
Pesquisa de conteúdo
Fluxo de acesso
Fluxo de acesso
Fluxo de acesso

> Construção da interface

A ideação da nova estrutura da interface foi resumida nos resultados obtidos da pesquisa de conteúdo. Descobrimos palavras que fazem sentido na etapa de explicação do onboarding, além dos conteúdos das campanhas criativas mais acessadas. Também consideramos a mudança no tipo de aceite para o perfil de risco, o que tornou tudo mais fluído. Com base nisso, conseguimos chegar a um novo modelo.

> Validações e teste

Após finalizar o layout do novo onboarding, validamos todos os conteúdos para tornar a leitura mais agradável e fluida. Além disso, introduzimos um novo fluxo de aceitação, permitindo que os usuários aceitem todos os termos necessários, incluindo o perfil de investimento, os termos de uso e as políticas de privacidade, com apenas um clique. Em seguida, iniciamos a implementação do teste, no qual o sistema direcionará aleatoriamente os novos investidores para as variantes A e B do processo de integração.

Variações
Variações
Variações
Resultado
Resultado
Resultado

Resultado

Para acompanhar os resultados, desenvolvemos um dashboard que apresenta os dados dos acessos à jornada, permitindo identificar qual das variantes teve mais sucesso. Após duas semanas, constatamos que o novo layout aumentou a conversão dessa etapa do início ao fim em quase 58% dos acessos.

Resultado

Para acompanhar os resultados, desenvolvemos um dashboard que apresenta os dados dos acessos à jornada, permitindo identificar qual das variantes teve mais sucesso. Após duas semanas, constatamos que o novo layout aumentou a conversão dessa etapa do início ao fim em quase 58% dos acessos.

Outros projetos